6/07/2010

Mina de volfrâmio de Rio de Frades – Cabreiros - Arouca

 

O antigo Couto Mineiro de Rio de Frades localiza-se na freguesia de Cabreiros (186 habitantes), junto à povoação de Rio de Frades; as primeiras minas de volfrâmio foram aqui demarcadas em 6-5-1914. 

A exploração destas minas, no período das Guerras Mundiais, foi efectuada pela Companhia Mineira do Norte de Portugal, pertença de alemães. Do ponto de vista social, e a título de comparação, as minas de Rio de Frades, onde chegaram a trabalhar mais de 3000 pessoas, foram tão ou mais importantes que a mina de Neves Corvo no Alentejo, que tem cerca de 1000 trabalhadores, e que é uma das mais importantes minas actuais da Europa.

De entre as várias minas na região de Rio de Frades, a mina de Vale da Cerdeira, situada numa abrupta escarpa ribeirinha a cerca de 1 km da aldeia, foi a mais importante. Os filões eram sub-horizontais (inclinando 10º-15 º para W) e de direcção N10º-30º W, encaixados em xistos. No plano de lavra desta mina, realizado no ano 1916, encontram-se dados interessantes acerca da exploração.

O desmonte do minério consistia em abrir galerias com a direcção do filão, a diferentes cotas. De 30 em 30 metros abriam-se galerias inclinadas ao longo do pendor do filão, ficando este, assim, seccionado em prismas rectangulares, que eram desmontados através do método dos degraus invertidos (isto é, da parte inferior para a superior). Pelo menos onze filões, sub-paralelos e a diferentes níveis, eram conhecidos já em 1916, na mina de Vale da Cerdeira. O minério e o estéril eram despejados em chaminés, sendo recolhidos na galeria de extracção existente a uma cota inferior à do filão mais baixo. O salário diário de um mineiro, no ano 1916, era de 0$50-0$60 (qualquer coisa como 1 cêntimo de Euro, por 4 dias de trabalho !); no entanto as raparigas, que trabalhavam na superfície, ganhavam apenas entre 0$16-0$20 / dia. Em Rio de Frades foram abertas mais de 6 km de galerias. Uma delas, acessível perto do aglomerado de habitações designado "Bairro de Cima", tem cerca 157 m e fura o monte em linha recta, indo desembocar, junto a uma queda de água, num cenário de grande beleza.

 

[Fonte: Arouca.net]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.